Novo GMS 7.0 – Global Management System

Caros

Vou falar um pouco sobre o novo GMS 7.0.

Para quem não se recorda, o GMS (Global Management System) é uma ferramenta proprietária da SonicWALL desenvolvida para gerenciar todos os appliances que a SonicWALL produz, sejam firewalls UTM como appliances de Backup (CDP), appliances de Acesso Remoto (SRA, Aventail) ou Antispam (E-mail Security).

Além do gerenciamento centralizado o GMS oferece relatórios gerenciais e opção para monitoramento.

Mas quero falar da parte técnica da ferramenta! 🙂

<!–more–>

No GMS 6.0 tinhamos um problema sério de sumarização (sumarização é quando o Servidor recebe o arquivo syslog do appliance e agrupa esses syslogs em arquivos organizados por data e após isto envia para uma fila que vai pegar estas informações, tratar e armazenar no banco de dados MySQL).

Abaixo um gráfico de como funciona todo este processo no GMS 6.0

Este é o processo que deveria acontecer no GMS 6.0 porém por alguns problemas que não sabemos quais (e receio que a equipe de desenvolvimento também tentou resolver de diversas formas, porém sem exito total), eles desenvolveram o GMS 7.0.

Este novo GMS realiza este processo de maneira parecida porém com algumas modificações.

A principal modificação é que os dados não são armazenados todos no banco MySQL, isto mesmo!  ele apenas cria um indice para estes dados no banco MySQL, todos os dados são armazenados em um banco de dados Infobright 

Com isto, os dados são otimizados e os relatórios podem ser gerados de maneira mais eficiente e precisa.

Abaixo listo alguns processos deste banco de dados infobright.

Isto realmente trouxe uma fantastica melhora em toda a parte de relatórios do GMS 7.0 resolvendo inumeros problemas de desempenho e disponibilidade de relatórios.

Contudo com estas modificações a forma como você deve instalar e gerenciar seus Servidores GMS 7.0 também foi modificada.

Anteriormente (até a versão GMS 6.0) você utilizava um Servidor All-in-One para quase todos os tipos de instalações, porém com o aumento de appliances a serem gerenciados você adicionava novos Servidores e os otimização da seguinte forma:

  • Database: Deixa um Servidor dedicado para ser o banco de dados MySQL (muita memória RAM e HD)
  • Console: Servidor principal, que possui a interface de gerenciamento WEB do GMS (muito processador e Memória)
  • Agentes: Servidores dedicados para coletarem os syslogs e processarem isto no Servidor de Database (processamento simples)

 

Porém no GMS 7.0 você não pode usar este metodo de divisão de Servidores porque o banco de dados Infobright fica armazenado em qualquer instancia que você suba de Servidores, ou seja, um Servidor como Console, vai ter um banco de dados MySQL e infobright e um Servidor como Agente também.

Então recomendo que para utilizar o GMS 7.0 você tente utilizar uma máquina muito boa (muito boa mesmo!) com 4 ou mais processadores e no minimo 6Gb RAM.

Assim você fica com um banco de dados único e  o gerenciamento fica facilitado.

Vou abordar os menus novos e os relattórios em outro post.

Espero que tenham gostado!

Abraços

Igor Casalecchi

Instrutor SonicWALL

5 thoughts on “Novo GMS 7.0 – Global Management System

  1. É, realmente ele melhorou muito, mas ainda tem uns macetinhos pra instalar ele e fazer funcionar 100%, mas gostei muito da qualidade visual dos relatórios.

    Mto bakana mesmo!

    Att

    Ernander

  2. Beleza! Sempre faço manualmente pois assim vc mesmo controla suas regras e deixa elas enxutas, o que nao ocorre com o WIZARD

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *