Bom Dia, hoje vou abordar alguns pontos que muitas pessoas não sabem e que vejo em diversas turmas as mesmas dificuldades com relação ao dimensionamento e funcionamento do CFS – SonicWALL.

Primeiro, oque é o CFS?

É o serviço de filtro de URL e sites da SonicWALL, ele filtra tanto HTTP (porta 80) como HTTPS (porta 443).

Quantas politicas de CFS eu posso criar no SonicWALL?

Você deve estar pensando…… – acho que não tem limite ….. ERRADO! Sempre que falarmos de configurações em Appliance os limites dos campos são pre-definidos, ou seja, a SonicWALL já estipulou um limite de politicas de CFS que podem ser criadas/configuradas.

Este limite é de 14 politicas + a politica default (que não pode ser removida)

Ou seja, sempre tenha em mente que poderá configurar 14 politicas e estas politicas são sempre mais permissivas, ou seja, o CFS é mais permissivo e menos restritivo.

Oque isto quer dizer?

Quer dizer que quando configurar uma politica tenha em mente que o SonicWALL irá tentar achar alguma politica liberando o site em questão para que o usuário consiga acessá-lo.

Como amarrar as politicas de CFS criadas aos Grupos do AD ou Grupos locais do SonicWALL?

Esta resposta é o elo entre a autenticação de usuários (servidor de autenticação) e a autorização de usuários (servidor de autorização), quem fez o treinamento Oficial da SonicWALL vai se recordar.

Quando você configura um Servidor de LDAP para realizar a autenticação dos usuários, habilita um botão no menu  Users > Local Groups > ” Import from LDAP ”

Após importar os grupos do LDAP, acesse o grupo importado e na aba ” CFS Policy” você irá definir para este grupo uma das politicas de CFS que criou.

 

Espero que ajude e esclareça algumas duvidas.

 

Att

Igor Casalecchi

Instrutor SonicWALL