Caros
Hoje vou comentar sobre um item de vital importância e de fator decisivo na aquisição de um produto pelo Setor de TI de uma empresa.
Substituição do equipamento em caso de problemas físicos, ou seja, caso o equipamento queime totalmente, queime ou pare de funcionar alguma porta ethernet, equipamento não liga, descarga elétrica, etc..
Para abertura do RMA ( sigla para return material authorization) Autorização para Retorno de Material, você precisa seguir alguns passos simples.
Seu equipamento precisa ter licença de Garantia do Hardware (para checar quando vence sua garantia, basta acessar a interface de Gerenciamento do Firewall, System > Licenses > Localizar o Hardware Warranty
Como renovar minha licença de Hardware?
Para renovar você pode comprar a licença “Dynamic Support” que engloba a garantia do hardware, ou comprar o pacote de licenças CGSS, que libera todos os principais recursos do Appliance e também renova a garantia do hardware.
Quando posso abrir um RMA?
Sempre que quiser, você pode a qualquer momento acionar o fabricante para substituição do appliance.
Como abrir um RMA?
Para abrir um RMA, você deve criar um chamado junto ao fabricante pelo portal MysonicWALL.com (usando o login e senha que esta registrado o appliance em questão)
O suporte irá realizar alguns testes e tentar resolver o problema por contato telefônico, caso não seja possivel eles irão gerar um numero de RMA.
Com este numero de RMA em mãos, você deve solicitar a revenda que fez a venda do produto que encaminhe ao distribuidor para que seja efetuada a troca.
Eles vão devolver o meu equipamento? Vão mandar um equipamento recondicionado ou velho?
Eles NÃO devolvem o seu equipamento, o seu equipamento fica no distribuidor para analise, e eles te entregam um NOVO EQUIPAMENTO, isto mesmo, você recebe um equipamento novo, lacrado, com manuais e caixa.
A Dell SonicWALL não trabalha com recondicionamento de appliances, ou seja, em nenhuma hipotese eles entregam equipamentos antigos ou recondicionados.
Espero que ajude!
Igor Casalecchi
Instrutor Dell SonicWALL
Complementando, em alguns casos onde existe mais de uma peça, como um TZ e uma fonte é possível que o distribuidor troque apenas o item defeituoso. Neste caso você poderá receber o seu equipamento de volta.
Ola, estou com um SonicWall TZ300 com defeito. a Dell já gerou o numero de RMA e pediu para entrar em contato com quem vendeu o equipamento. Só que acabei de descobrir que o equipamento não foi comprado no Brasil. Como proceder nesse caso? A garantia do produto é mundial? ele esta com o CGSS ativo.
Boa Tarde Alexander
A garantia é realizada no pais onde você comprou o produto.
O distribuidor no Brasil não pode substituir um equipamento que eles não importaram.
O ideal é enviar o equipamento ao pais onde fez a aquisição e realizar a substituição do mesmo
Espero que ajude!
Igor Casalecchi
Instrutor SonicWALL
O ideal é enviar o equipamento ao pais que comprou e gerar o RMA