Caros
Tenho recebido muitos e-mails sobre clientes que estão enfrentando problemas de perda de acesso ao equipamento, falha de ICMP (ping) e por diversas vezes travamento do equipamento SonicWALL na rede.
Este é um problema conhecido da SonicWALL quando você tiver 02 features ativadas no appliance:
1> TSA – Terminal Services Agent (Utilizado para dividir os usuários que estão vindo por um Servidor de Terminal Services)
2> SSO – Single Sign On (Usado para pegar a autenticação do usuário de modo transparente, ou seja, sem ele ter que digitar o usuário e senha)
Se você tiver estas 02 features ativas. e estiver usando umas das seguintes firmwares, voce deve atualizar seu equipamento com um HotFix
> SonicOS 5.8.1.5
> SonicOS 5.8.1.8
> SonicOS 5.8.1.9
O HotFix está disponivel no portal MysonicWall.com na area de downloads
Procure pelo hotfix: 5.8.1.8-57o-HF120939-7o (isto para a firmware 5.8.1.8)
Segundo os engenheiros e desenvolvedores da Dell SonicWALL este problema vai ser resolvido na versão 5.8.1.11
Espero que ajude!
Igor Casalecchi
Instrutor SonicWALL
Ola Igor
Ótimo tópico!
Uma pergunta: o problema só ocorre se as duas features estiverem ativas?
Obrigado,
Caro Cristiano
Normalmente sim, porém já vi ocorrer em clientes usando somente o TSA.
Espero que ajude!
Igor Casalecchi
Instrutor SonicWALL
Igor,
Como vai ?, é possível automatizar o backup do sonicwall, ou seja, eu criar um job via CLI ou GUI mesmo para que o backup seja realizado todo dia no mesmo horário em uma área de rede ?.
Abraçs.
Caro Cristian
Sim, existe essa possibilidade.
Inclusive vou postar aqui no site uma solução com scripts automáticos para executar backup diário do equipamento SonicWall.
Espero que ajude!
Igor Casalecchi
Boa tarde.
Gostaria de saber se os problemas de travamento do Sonicwall com SSO +TSA ainda ocorrem nas novas versões de firmware (Hoje utilizo a 5.8.1.12-65o), ou se podemos instalar o recurso tranquilamente.
Obrigado.
Caro Miguel
Os problemas com TSA foram resolvidos nas novas firmwares, pode usar sem problemas.
Use a firmware 5.8.1.11 , 5.8.1.12
Att
Igor Casalecchi
Prezado Igor,
Tenho 23 sonicwalls com a versão de firmware 5.8.4.1-12o e todas estão com o travamento que você informou, sendo necessário desligar e ligar novamente a caixa.
Uso SSO nesses equipamentos, você tem conhecimento de algum problema nessa versão de firmware?
Caro Ermes
Sugiro utilizar a firmware estável, 5.8.1.15
Espero que ajude!
Igor Casalecchi
Instrutor Dell SonicWALL
Boa tarde Igor,
Atualizamos a versão de firmware em nosso firewall (5.8.1.12-65o para a versão 5.9.1.6-5o).
Após atualizarmos tivemos 2 travamentos e menos de 1 mês no equipamento.
Como utilizamos SSO +TSA, você sabe se o problema pode existir nesta versão mais nova de firmware?
Obrigado.
Caro Alessandro
Este travamento pode estar relacionado com diversos itens.
Valide o Release Notes da Firmware para verificar a compatibilidade e veja problemas conhecidos.
Espero que ajude!
Igor Casalecchi
Instrutor SonicWALL